Em um caso recente relatado pelo China Record, um homem taiwanês se viu em apuros legais depois de fazer uma comparação difamatória entre a aparência de uma mulher e a do Titã Cargueiro da popular série de anime Attack on Titan (Shingeki no Kyojin).
O incidente, que ocorreu nas redes sociais, resultou na intimação do homem ao tribunal e posteriormente na multa de 12.000 TWD (cerca de R$ 1.865,74) pelos seus comentários. O Titã Cargueiro, conhecido por sua aparência distinta e “feia”, é um personagem da série Attack on Titan, que conquistou muitos seguidores em todo o mundo.
Porém, a comparação feita pelo homem entre a mulher e esse personagem fictício gerou repercussão jurídica pelo caráter difamatório de seu comentário.
A mulher, ao presenciar a publicação, decidiu entrar com uma ação judicial contra o responsável pelo comentário difamatório. Num desenvolvimento relacionado, outro usuário que respondeu à publicação com uma declaração contendo implicações sexuais enfrentou consequências legais, recebendo uma multa de cerca de R$ 4231,73 e uma pena de prisão de 25 dias.
Estas ações do sistema jurídico sublinham a seriedade com que tal comportamento é visto e as potenciais repercussões para aqueles que se envolvem em discursos difamatórios ou inadequados online.
Um advogado envolvido no caso comentou a decisão do tribunal, afirmando que o ato de comparar uma pessoa ao Titã Cargueiro foi considerado malicioso e difamatório, acarretando consequências jurídicas para os envolvidos.
Curiosamente, o caso também levou à criação de memes, com alguns indivíduos fazendo referência humorística ao nível de feiura “aprovado pelo tribunal” associado ao Titã Cargueiro.
Deixe uma Resposta