Animadores Japoneses Sofrem com Depressão

Uma recente pesquisa mostrou que diversos animadores japoneses possuem quadro de depressão e problemas de saúde devido ao seus trabalhos exaustivos.

Animadores Japoneses Sofrem com Depressão
Jujutsu Kaisen/MAPPA

Recentemente o site NHK mostrou uma pesquisa de que animadores japoneses por sua maioria possuem algum quadro de depressão ou doenças psicológicas devido ao seu trabalho.

A NHK é um site de notícias japonês que divulgou os resultados da pesquisa feita pela Associação Japonesa de Criadores de Animação que notou um quadro baixo de saúde mental nos animadores japoneses.

Desta forma, a associação fez uma pesquisa com diversos animadores e o resultado foi preocupante

Saúde Mental

 Anime é muito popular tanto nacional quanto internacionalmente, mas de acordo com a Associação Japonesa de Animadores e Diretores, alguns produtores de anime acabam adoecendo devido à superlotação de horários de trabalho.

Segundo os dados da pesquisa, cerca de 17% dos entrevistados mostraram um quadro de problemas de saúde mental, sendo a depressão uma das mais vistas entre os animadores. Além disso, 68% dos animadores mostraram uma fadiga psicológica e outros 66% apresentam um quadro de uma exaustão física.

Causas

Sabemos que a indústria dos animes exige muito dos animadores, que por sua vez não possuem tantos direitos trabalhista. A maioria deles possui horas exaustivas e prazos apertados para criar animações para os estúdios. Além disso, muita das vezes essa sobrecarga os leva á uma fadiga física e mental.

A mídia ajudou a expor as condições adversas que esta carreira enfrenta no Japão, mas ainda não há mudanças significativas na relação de trabalho. Além das sobrecargas, foi revelado um escasso salário mensal, alguns recebem apenas 50 mil ienes (350 dólares) e precisam de apoio financeiro do Japão para sobreviver.

Outras situação chocou recentemente quando foi divulgado que os animadores muita das vezes dormem no próprio trabalho para poder cumprir prazos semanais.

Mudanças

Apesar dos desafios, é necessário que haja cada vez mais uma cobertura da mídia para divulgar os problemas da carreira de animador no Japão. Para dar voz aqueles que sofrem com excesso de exigências e possam divulgar seus desafios para a mídia. Esta cobertura pode levar algum dia á transformações positivas na indústria.

Por fim, mudanças como condições de trabalho melhores, apoio emocional podem abrir caminho para um ambiente de trabalho mais saudável para os responsáveis pelas animações de obras incríveis amadas pelos fãs de animes.

Veja Mais:

O que achou desta notícia? Deixe sua opinião nos comentários!

Grande fã de animes e games e redatora da DefeatZone.