Com as eleições municipais feitas em 6 de outubro no Brasil, uma tendência inusitada volta a chamar atenção nas redes sociais: eleitores comparecendo às urnas vestidos com cosplays de animes e videogames.
Durante votações passadas, figuras icônicas como Misato Katsuragi de Neon Genesis Evangelion, 2B de NieR: Automata e Makima de Chainsaw Man já apareceram nos locais de votação. Entretanto, isso resultou em uma enxurrada de fotos e comentários virais.
Confira Abaixo:
O cosplay, que já é uma forma consolidada de expressão pessoal e cultural no Brasil, ganha novos significados durante as eleições. Muitos brasileiros, apaixonados por animes, videogames e cultura geek, veem a oportunidade de transformar o ato cívico de votar em um momento divertido e cheio de personalidade.
Embora algumas pessoas escolham ir fantasiadas às urnas como uma forma de protesto sutil ou para tornar o dia mais leve, outras apenas aproveitam a coincidência das eleições com eventos de cultura pop, como convenções de anime.
A cosplayer naoko.cosplay reapareceu nas eleições municipais de 2024, desta vez ele foi votar com o cosplay de Rem, de Re: Zero!
Reações nas Redes Sociais
A presença de cosplayers votando gerou diversas reações. Enquanto alguns elogiam a criatividade, outros fazem comentários humorísticos, como:
- “Quando você tem uma convenção às 10h, mas precisa votar às 9h.”
- “Makima e 2B estão fazendo mais pela política do que muitos políticos.”
- “Eu amo o quão adorável aquele cosplay de Makima parece.”
- “Eu votaria em Misato com certeza, ela sabe comandar com eficiência!”
- “As garotas do anime são reais, todas moram na América do Sul.”
- “É uma pena que nunca vi coisas assim, apenas pessoas irritantes me dando panfletos.”
Ademais, muitos internautas estrangeiros também ficam surpresos com a situação inusitada no Brasil. Brincando que o país parece mais interessante ou excêntrico por conta dessa interação única entre cultura pop e política. Aliás, alguns até comentam sobre como gostariam de ver cosplayers votando em seus próprios países.
Veja Mais:
O que achou desta notícia? Deixe sua opinião nos comentários!
Deixe uma Resposta